O que é uma Brinquedoteca?

Vocês sabem o que é Brinquedoteca? Para que serve uma Brinquedoteca? O que a Brinquedoteca tem? Sabiam que a Brinquedoteca: é uma boa idéia?

O que é Brinquedoteca? 

O mundo da brinquedoteca proporciona à criança compreensão de muitas coisas através do brincar, entre elas a compreensão de si, dos outros, dos adultos e do mundo.

Nós adultos exigimos muito de nossas crianças, esquecemos que são apenas crianças e precisam agir como tal. Se nós nos permitíssemos observar alguns instantes o brincar das crianças, notaríamos que o…

“brinquedo é tão importante para criança como o trabalho é para o adulto”.

Poderíamos verificar também que através do brincar resgatamos o sorriso, a simplicidade, o amor a emoção, a fantasia, a alegria, o respeito e a interação entre as pessoas de forma livre e espontânea. Acreditamos que todas as pessoas precisam de um lugar especial para brincar e tem o direito de se desenvolver e de resgatar o lúdico e a sua própria infância.

A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar.

Através dos jogos, das brincadeiras e brinquedos a criança satisfaz suas necessidades e aprende a se comunicar, libera suas emoções (desejos e sentimentos), desenvolve sua criatividade, adquire conhecimentos, desenvolve sua auto-estima e se socializa

Para que serve uma Brinquedoteca?

Acima de tudo, para fazer as crianças felizes, este é o objetivo mais importante. Além disso, são também objetivos:

  • Proporcionar um espaço onde a criança possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que está atrapalhando alguém ou perdendo tempo;
  • Estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e a capacidade de concentrar a atenção;
  • Favorecer o equilíbrio emocional;
  • Desenvolver a inteligência, a criatividade e a sociabilidade;
  • Proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, de experiências e descobertas;
  • Incentivar a valorização do brinquedo e da brincadeira como recursos para o desenvolvimento intelectual, social e emocional;
  • Dar oportunidade para que a criança aprenda a jogar e a participar;
  • Enriquecer o relacionamento entre as crianças e suas famílias.

O que a Brinquedoteca tem?

“Tem Magia, tem encanto, tem beleza e alegria”

As crianças na brinquedoteca têm várias opções de diversão como brinquedos diversos, jogos, fantasias, livros, revistinhas, sucatas, bonecos, fantoches e muito mais.

A brinquedoteca é um espaço que oferece diferentes possibilidades lúdicas. 

Objetivo da Brinquedoteca do IEFES

O objetivo principal da brinquedoteca de pesquisa e lazer é uma maior e melhor utilização dos espaços existentes na IEFES-UFC, e especialmente, a uma ampliação nos serviços oferecidos à comunidade, às escolas e principalmente às crianças. Desta forma, a criação de um espaço estruturado para o brincar possibilita às crianças que moram próximo a IEFES – UFC mais uma opção de atendimento e, para a comunidade acadêmica (docentes, discentes e servidores), mais um suporte para pesquisa, estágio e trabalho, só que desta vez voltado ao lazer e o lúdico.

Brinquedoteca é uma boa idéia?

A criança hoje está frente a uma sociedade multicultural geradora de contradições e conflitos, frente a uma sociedade industrial informatizada e eletrônica, onde o mundo do brinquedo se torna cada vez mais sofisticado e caro, enfim uma sociedade individualista, emergencial e materialista, orientada pela competência. Criar novos espaços lúdicos para que a criança brinque, em uma época em que a urbanização crescente coloca o ser humano em um universo espacial pequeno e restrito, é um grande desafio para TODOS! Esta problemática torna-se mais grave para as crianças, jovens e adultos que têm dificuldade de encontrar espaços, meios, profissionais, companheiros com iguais interesses para cumprir seus objetivos lúdicos. Como resposta a esta realidade, vem se desenvolvendo em distintos países do mundo, espaços para brincar de enriquecimento educativo, terapêutico e de lazer chamado: BRINQUEDOTECA

Nesta concepção, a brinquedoteca convida as crianças a ocupar um espaço de brincar mais do que resumir-se à  administração de jogos e brinquedos como objetivo, parece muito mais construtiva com relação  à criança que está crescendo e mais criativa também para aqueles adultos que se engajam na animação das brinquedotecas como brinquedistas.

Alunos do Colégio da Polícia Militar em nossa Brinquedoteca!

  1. maris
    04/03/2013 às 11:27 am

    Me ajudou muito! ;)

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: